Os jovens até aos 23 anos inclusive, independentemente de serem estudantes, podem requerer o passe gratuito para jovens a partir do dia 1 de dezembro, tal como tinha sido anunciado pelo Governo em outubro, no âmbito das medidas de promoção da mobilidade verde para passageiros,.
Esta medida é importante para garantir a igualdade entre todos os jovens nesta faixa etária, na medida em que apenas os jovens que estudavam disfrutavam já deste benefício.
O alargamento do passe implica um investimento de 40 milhões de euros e alcança cerca de 240 mil potenciais beneficiários.
Deste modo, o Governo pretende acelerar a transferência modal para o transporte público, com impacto particular nas gerações mais jovens junto das quais é fortemente necessário incutir hábitos de mobilidade sustentável.
O cumprimento das metas de descarbonização previstas nos compromissos internacionais, nomeadamente, com destaque para o Acordo de Paris, impõe aos Estados a redução em 55% das emissões de gases de efeito de estufa até 2030.
Para o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, esta é mais uma medida que desafia todos os jovens a aderir ao transporte público: “A mobilidade não pode ser uma barreira, mas sim uma oportunidade. O alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançamos a esta geração para que adira ao transporte público e adote a mobilidade verde como um modo de estar”.
A partir de agora basta apresentar o cartão de cidadão, como comprovativo de idade, para acesso a este título.