Equipas do Programa Escola Segura realizam ações de sensibilização nas escolas para prevenir a delinquência juvenil e o uso e posse de armas
A Polícia de Segurança Pública (PSP), através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), desenvolve a operação nacional de caráter preventivo “Violência? Não, obrigado!”, dirigida aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
A operação decorre entre os dias 19 e 30 de janeiro, com o intuito de sensibilizar toda a comunidade escolar para temas como a violência em contexto escolar, o uso e posse de armas e a delinquência juvenil. Com esta operação a PSP associa-se ainda ao Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que se celebra a 30 de janeiro.
O número de ocorrências criminais registadas na área da PSP no ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura, demonstra uma descida relativamente a 2023/2024 (menos 165 ocorrências). Nas 2.791 ocorrências criminais registadas, foram contabilizados 3.257 crimes (na mesma ocorrência criminal podem ser verificados vários crimes), o que corresponde a um decréscimo de 5,3% em comparação com o ano letivo anterior.
Destes crimes, 2.092 tiveram lugar no interior do recinto escolar e 136 foram verificadas nos percursos casa-escola-casa ou nos percursos para frequência de atividades extracurriculares.
Ofensas corporais, ameaças e injúrias continuam a ser as tipologias mais comuns dos crimes praticados em contexto escolar.
Para esta diminuição tem contribuído a realização de ações de sensibilização junto dos alunos alusivas às temáticas da prevenção da delinquência juvenil, violência em contexto escolar e uso e posse de armas, bem como a promoção de contactos individuais de prevenção criminal junto dos mesmos.
Durante o decorrer destas ações de sensibilização, além de ser caracterizada a delinquência juvenil e de ser explicado aos alunos o que os pode levar a adotar comportamentos violentos, bem como as consequências dos mesmos, são ainda alertados para o facto de, apesar de serem menores, se praticarem factos que possam ser qualificados como crime, haverá consequências que poderão interferir (de forma mais ou menos gravosa) com o seu futuro.
A par desta componente de sensibilização, os alunos são ainda incentivados a resolverem os seus conflitos de forma pacífica, com recurso ao diálogo e não à violência. Os polícias das EPES que levam a cabo estas ações de sensibilização ensinam aos alunos algumas dicas para resolverem os conflitos, métodos para se acalmarem quando se sentem revoltados e explicam-lhes ainda a quem podem recorrer para pedir ajuda.
A PSP relembra que as EPES se encontram sempre presentes e disponíveis para receberem denúncias, aconselharem e apoiarem vítimas, respetivas famílias e toda a comunidade escolar.
As denúncias podem ser efetuadas, quer de forma presencial numa Esquadra da PSP, quer através do e-mail dedicado escolasegura@psp.pt.
Os polícias das EPES encontram-se igualmente disponíveis para agendamento de quaisquer ações de sensibilização que as Direções dos estabelecimentos de ensino considerem relevantes.
O relatório do Programa Escola Segura – Ano Letivo 2024/2025 já se encontra disponível e pode ser consultado no site da PSP, em https://www.psp.pt/Pages/atividades/programa-escola-segura.aspx?lang=pt.