Portugal continental e o arquipélago da Madeira poderão ser atingidos por uma onda de calor a partir do próximo dia 24 de julho, segundo a previsão mais recente das autoridades meteorológicas.
Após um fim de semana com temperaturas dentro dos valores habituais para a época, ou até ligeiramente inferiores, prevê-se que o anticiclone localizado nos Açores se intensifique, estendendo-se em crista até à Europa Central. Esta evolução provocará a instalação de um fluxo de ar quente e seco do quadrante leste, transportando uma massa de ar com origem no interior da Península Ibérica e Norte de África.
Máximas acima de 40°C no interior do país
A consequência imediata será uma subida significativa da temperatura do ar, com especial impacto no final da semana. As temperaturas máximas deverão ultrapassar os 30°C em praticamente todo o território continental, podendo atingir ou mesmo superar os 40°C em algumas regiões do interior. Também as temperaturas mínimas vão manter-se elevadas, devendo ultrapassar os 20°C em várias zonas do Sul.
No arquipélago da Madeira, as temperaturas máximas poderão rondar ou exceder os 30°C, especialmente na vertente sul da ilha e nas zonas montanhosas.
Autoridades alertam para acompanhamento das previsões
Apesar das previsões apontarem para um episódio de tempo muito quente, as entidades meteorológicas alertam para o facto de ainda existir alguma incerteza quanto à intensidade e duração do fenómeno, devido à distância temporal do evento. Por essa razão, aconselha-se o acompanhamento regular das atualizações meteorológicas nos próximos dias.
A emissão de avisos meteorológicos é provável, caso se confirme a tendência para um episódio prolongado de calor intenso.