Detido por condução sem habilitação legal e condução perigosa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Trânsito, no dia 4 de maio, pelas 06h30, na freguesia da Misericórdia,  procedeu à detenção de um homem com 30 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal.

Os polícias encontravam-se de serviço enquadrados numa operação de fiscalização rodoviária na Avenida 24 de Julho, quando o condutor de um veículo, que se encontrava a ser fiscalizado, os alertou para o facto do homem que o acompanhava ter iniciado a marcha do veículo, sem a sua autorização, ausentando-se do local da fiscalização.

De imediato, um dos polícias, motociclista, acompanhado por outros dois polícias, em veículo automóvel, iniciaram o seguimento do veículo em deslocação, sinalizando a marcha com os sinais sonoros e luminosos acionados, vindo a interceta-lo alguns metros mais à frente e dando-lhe a indicação para seguir o motociclo policial até ao local onde decorria a fiscalização. Continuamente, sem que nada o fizesse prever, o condutor encetou a mudança de direção com o objetivo de se pôr em fuga, entrando em sentido contrário ao regulamentado.

De realçar que o condutor efetuou condução perigosa durante todo o trajeto, com manobras e comportamentos que colocaram em causa os demais condutores, designadamente velocidade excessiva, condução em contramão e desrespeito da sinalização luminosa, colocando sempre a vida/integridade física de todos os restantes utentes da via que se cruzavam com o suspeito.

A determinada altura, quando seguia em contramão tentou atravessar o veículo na faixa de rodagem com o intuito de abalroar o polícia que seguia no motociclo policial, tendo perdido o controlo do veículo, projetando-o contra dois pilaretes de ferro, imobilizando-o. Esta situação não impediu o suspeito de iniciar fuga apeada contudo, nessa altura, já se encontravam nas imediações diversos polícias, o que permitiu a sua intercetação. Submetido ao teste de alcoolemia, o homem acusou uma TAS de 1,26 g/l, informando ainda após ser interrogado, não ser possuidor de qualquer documento que o habilitasse a conduzir.

O detido foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa, Secção de Pequena Criminalidade para aplicação das medidas de coação.