A depressão LEONARDO, nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) – Delegação Regional dos Açores, deverá afetar o estado do tempo em Portugal continental até dia 7, trazendo períodos de precipitação persistente e por vezes forte, vento intenso, queda de neve nas terras altas e agitação marítima significativa.
Segundo o IPMA, a depressão deverá estar centrada às 12:00 UTC de terça-feira, 4 de fevereiro, em 49°N e 20°W, a cerca de 1.100 quilómetros a norte do arquipélago dos Açores, com uma pressão atmosférica estimada de 966 hPa, inserida numa vasta região depressionária onde se prevê a formação de vários núcleos nos próximos dias.
As ondulações frontais associadas à depressão LEONARDO deverão afetar o território continental, inicialmente na região Sul, devido à aproximação de um sistema frontal, com precipitação persistente e por vezes forte, acompanhada de rajadas de vento que poderão atingir os 80 quilómetros por hora no litoral a sul do Cabo Mondego e os 110 quilómetros por hora nas terras altas, em especial na costa Sul e nas serras do Algarve.
Durante o dia 4, o sistema frontal deverá estender-se gradualmente às restantes regiões do continente, prevendo-se que o período mais crítico ocorra na noite de 4 para 5 de fevereiro, com os valores mais elevados de precipitação acumulada e vento mais intenso. Posteriormente, a precipitação passará a regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.
Está igualmente prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, com descida da cota para cerca de 900 metros no dia 6, podendo ocorrer acumulação nas serras do Norte e Centro.
O vento deverá enfraquecer temporariamente entre a tarde de dia 5 e a manhã de dia 6, intensificando-se novamente a partir da madrugada de dia 7, altura em que se espera um novo período de precipitação persistente e generalizada.
De acordo com o IPMA, os maiores valores acumulados de precipitação deverão registar-se nas regiões montanhosas do Norte e Centro, podendo atingir entre 150 e 250 milímetros por metro quadrado em alguns locais entre os dias 3 e 7, salientando-se, contudo, o carácter persistente da precipitação também na região Sul em alguns períodos.
A agitação marítima manter-se-á forte, com ondas do quadrante oeste que poderão atingir seis metros de altura significativa na costa ocidental, podendo chegar aos 11 metros de altura máxima, com uma diminuição temporária entre a tarde de dia 4 e a manhã de dia 5. Na costa sul do Algarve, são esperadas ondas de sudoeste até quatro metros.
Face a esta situação, o IPMA emitiu avisos meteorológicos de nível laranja e amarelo para precipitação, neve, vento e agitação marítima, recomendando o acompanhamento regular das atualizações.
As informações oficiais sobre a previsão do estado do tempo e os avisos meteorológicos podem ser consultadas no site do IPMA, nas redes sociais do instituto e através dos órgãos de comunicação social. O comunicado será atualizado até às 19:00 UTC de 4 de fevereiro de 2026.