Quatro carteiristas detidos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 4 de novembro, procedeu a detenção de quatro cidadãos com idades compreendidas entre os 28 e os 45 anos, por serem suspeitos da prática do crime de furto.

Os crimes foram cometidos na zona da baixa pombalina, em Lisboa, onde este quarteto que já era conhecido das autoridades pelo menos desde 2012, tendo regressado recentemente a Portugal e à cidade de Lisboa. Dois dos suspeitos já haviam sido detidos duas vezes em maio do corrente ano. O grupo atuava de maneira concertada, que consistia em selecionar as vítimas que visitavam e passeavam descontraidamente pela cidade, seguindo-as de seguida furtando-lhes os seus artigos astuciosamente, sem que estas se apercebessem.

Assim, a equipa de polícias especialmente criada para estes fenómenos itinerantes, no âmbito da operação de reforço do controlo e vigilância a este tipo de fenómeno, procedeu à localização e consequente detenção dos suspeitos, após terem furtado do interior de uma bolsa a tiracolo, de uma turista, uma carteira com dois cartões bancários e documentos de menor importância. Todos os pertences foram recuperados e entregues à sua legítima proprietária.

Desta forma, a PSP contribui assim para o restabelecer do sentimento de segurança aos comerciantes e turistas principalmente em Lisboa.

Os detidos foram presentes a 1º Interrogatório Judicial, tendo-lhes sido mantido a medida de coação de Termo de Identidade e Residência, foram libertados e ficaram com julgamento marcado para dia 20 novembro de 2025.