O Município da Lourinhã foi distinguido, numa cerimónia decorrida a 20 de outubro, Dia Nacional das Linhas de Torres, com o Prémio Wellington Honour 2025, na categoria de Acessibilidade e Inclusão, pelo trabalho desenvolvido pelo Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã (SADV).
Reconhecimento pelo trabalho em acessibilidade e inclusão
A distinção foi atribuída pela Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Invasões Francesas, que destacou o “notável trabalho desenvolvido no apoio a cidadãos amblíopes e cegos do concelho da Lourinhã, com vista à aquisição de competências pessoais, aumento da autonomia, promoção da inclusão social e melhoria da qualidade de vida destes cidadãos e das suas famílias”.
A Associação sublinhou ainda “a relevância das ações realizadas, nomeadamente no apoio à orientação e mobilidade, utilização de novas tecnologias, iniciação ao Braille, atividades lúdico-culturais, apoio nas atividades da vida diária, consultoria em acessibilidades e promoção da educação cívica”.
Parceria com o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro
Foi também destacada “a cooperação com o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), que integra a Rota Histórica das Linhas de Torres — Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Invasões Francesas, e que tem permitido a realização de visitas guiadas acessíveis. Estas visitas representam simultaneamente uma experiência de usufruto cultural e um contributo para a melhoria contínua do serviço público prestado por aquele espaço museológico”.
Sobre o Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã (SADV)
O SADV da Câmara Municipal da Lourinhã tem por missão apoiar cidadãos amblíopes e cegos do concelho, promovendo a autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida destes munícipes e das suas famílias.
Entre as suas principais áreas de atuação destacam-se:
- Apoio na orientação e mobilidade;
- Apoio na utilização de novas tecnologias;
- Iniciação ao Braille;
- Promoção de ações lúdico-culturais;
- Apoio a atividades de vida diária;
- Consultoria em acessibilidades;
- Promoção da educação cívica.
O serviço está acessível a qualquer cidadão através do telefone 261 410 178 ou do e-mail luis.balau@cm-lourinha.pt.