De 17 a 26 de julho, o concelho de Mafra volta a ser palco de um dos mais prestigiados eventos culturais da região: o Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”, que reúne grandes nomes da música clássica nacional e internacional, com especial destaque para o piano.
O programa da 9.ª edição presta nova homenagem a Filipe de Sousa, figura de referência da musicologia portuguesa e mafrense de coração, trazendo a palco intérpretes de excelência, em recitais e concertos que decorrem no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra e no Auditório Municipal Beatriz Costa.
O festival abre a 17 de julho, no Auditório Beatriz Costa, com o espetáculo “Uma hora com Chopin”, protagonizado por Bruno Coelho (guitarra portuguesa), Nuno Botelho (guitarra clássica), a Orquestra do Festival de Música de Mafra, Jill Lawson (piano) e com direção do maestro Ferreira Lobo.
Nos dias seguintes, o público poderá assistir a recitais de piano com Artur Pizarro (18 de julho), Rüya Taner (19 de julho, em “A Turquia no Festival”) e Rafael Kyrychenko (20 de julho). A 25 de julho, o concerto “Macau em Mafra” junta em palco a Macau Youth Symphony Orchestra, a Orquestra da Escola de Música do Colégio Moderno e os solistas Jia Lei (sheng), Rodrigo Teixeira (piano) e Leung Kin fung (maestro).
O festival encerra no dia 26 de julho com o espetáculo “Carta aberta a Constança Melo”, protagonizado pela soprano Constança Melo e pelo pianista Eduardo Jordão, no Auditório Municipal Beatriz Costa.
Os bilhetes estão à venda nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira), online em www.ticketline.pt, ou no local do espetáculo, uma hora antes do seu início. Os bilhetes têm um custo de 3 euros para residentes no concelho e 5 euros para o público geral.
O Festival de Música de Mafra é organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Fundação Jorge Álvares, com produção executiva da Décima Colina e direção artística de Adriano Jordão.
