Lisboa conta com nova creche para 84 crianças no Lumiar

Profile view of a group of preschool students raising their hands and trying to participate at school

A cidade de Lisboa tem agora uma nova creche ao serviço das famílias. Trata-se da Creche André Gouveia, localizada na freguesia do Lumiar, que foi hoje oficialmente inaugurada após a conclusão das obras iniciadas em 2023.

Este novo equipamento tem capacidade para 84 crianças, distribuídas por um berçário (20 crianças), duas salas para crianças entre os 12 e os 24 meses (28 crianças) e duas salas para crianças entre os 24 e os 36 meses (36 crianças). O espaço conta ainda com recreio coberto, espaço exterior e cozinha totalmente equipada, e foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Durante a visita à nova creche, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, destacou o compromisso do executivo com o reforço do apoio social às famílias lisboetas.

“Em abril do ano passado estive aqui a visitar esta obra. Uma obra que custou mais de 2,7 milhões de euros. E hoje, passado um ano, estamos aqui a inaugurar a creche. Porque este é um compromisso que tenho desde o início do mandato: o de construir um Estado Social Local que apoia as famílias, que não deixa ninguém para trás, que muda a vida dos lisboetas”, afirmou.

Com esta inauguração, já são oito as novas creches construídas em Lisboa desde o início do mandato de Carlos Moedas. As restantes localizam-se nas freguesias do Beato, São Domingos de Benfica, Parque das Nações, Benfica e Santa Clara. O investimento total supera os 10 milhões de euros.

O presidente da autarquia revelou ainda que estão atualmente em construção mais cinco creches nas freguesias dos Olivais, Avenidas Novas, Benfica e Misericórdia.

“Já entregámos aos lisboetas 23 equipamentos, num investimento de mais de 100 milhões de euros na cidade. Na educação, onde são já 8 creches que entregámos. Mas também na saúde, onde fizemos 5 unidades de saúde, num investimento de mais de 20 milhões de euros”, sublinhou Carlos Moedas.

Esta aposta integra o objetivo estratégico da Câmara Municipal de Lisboa em criar uma cidade mais justa, inclusiva e com serviços públicos acessíveis a todos.