Prevê-se que, durante o dia 10 de abril de 2025, as regiões do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo sejam influenciadas por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando partículas e poeiras em suspensão.
Portugal Continental encontra-se sob a influência de uma situação sinóptica caracterizada por um anticiclone localizado sobre as Ilhas Britânicas e uma depressão em altitude, denominada Olivier, centrada entre as Canárias e a Madeira, deslocando-se lentamente para Norte. Esta configuração resulta numa circulação do quadrante leste nos níveis baixos da atmosfera, favorecendo a advecção e o transporte da massa de ar formada sobre os desertos do Norte de África.
A ocorrência de precipitação poderá atenuar as concentrações de poeiras na atmosfera. Este fenómeno natural afeta a qualidade do ar, estimando-se um aumento das concentrações de partículas em suspensão (PM10) entre 5 a 20 µg/m³ nas regiões do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.
A análise comparativa dos modelos de prognóstico de dispersão e transporte de poeiras indica que este episódio de intrusão de partículas poderá persistir nas mesmas regiões no dia seguinte.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA, IP) sugere o acompanhamento da evolução dos índices diários de qualidade do ar em qualar.apambiente.pt e recomenda a consulta dos conselhos para a saúde em www.dgs.pt.