Câmara de Lisboa Devolve IRS aos Lisboetas, Reforça Execução Orçamental e Mantém Contas Certas

A Câmara Municipal de Lisboa concluiu o Relatório de Gestão e Contas de 2024, destacando a maior execução orçamental de sempre, com uma despesa executada de 1.069,7 milhões de euros, um aumento de 5,3% em relação a 2023. A receita total cobrada atingiu 1.093,3 milhões de euros, um aumento de 4,8%, com a maior parte proveniente da atividade operacional.

Carlos Moedas, presidente da CML, afirmou que os resultados comprovam a viabilidade de reduzir impostos enquanto mantêm as contas equilibradas e investem nas prioridades da cidade. O saldo orçamental foi positivo, com 24,6 milhões de euros, e o saldo de tesouraria totalizou 34,2 milhões de euros. A dívida municipal aumentou para 321,9 milhões de euros, devido ao financiamento de investimentos em habitação, mobilidade e infraestrutura.

Apesar de dificuldades com a execução das receitas de investimento, a Câmara conseguiu reforçar o investimento com saldo corrente e cumprir o compromisso de redução fiscal com a devolução do IRS aos lisboetas. O vice-presidente Filipe Anacoreta Correia destacou que o relatório reflete um equilíbrio nas contas e investimentos que beneficiam a cidade e os lisboetas.