Está inaugurado o Monumento ao Carnaval de Torres Vedras 2025

No início da noite de 8 de fevereiro, na Praça da República, o tradicional Monumento ao Carnaval foi inaugurado com a presença de centenas de foliões.

Nesta inauguração, que é considerada a “primeira pedra” e o que dá início à folia na cidade de Torres Vedras, estiveram presentes as associações carnavalescas torrienses, o grupo musical OSGA, o grupo de percussão Ribombar, os tradicionais Cabeçudos e os grupos de mascarados que desfilaram anteriormente desde a Praça do Mercado Municipal até à Praça da República.

Com a temática “50 Anos, 25 de Abril”, esta construção de 10 metros de altura, designa-se por “50 Anos Depois” que presta homenagem à Liberdade, e à Mulher, como figura central do Monumento, que viveu um mundo novo após a Revolução dos Cravos. Com muita sátira social, política, desportiva e económica, o que não poderia faltar no Carnaval de Torres Vedras, os protagonistas são os visados locais e nacionais, tais como Laura Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras), Capitão Salgueiro Maia, General Spínola, António de Oliveira Salazar, Zeca Afonso, Eusébio, Mário Soares, Álvaro Cunhal, Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República), Luís Montenegro (Primeiro-ministro), Pedro Nuno Santos e André Ventura (Líderes da oposição). Como nada fica esquecido em Torres Vedras, os protagonistas internacionais também ocupam um lugar de destaque como por exemplo Vladimir Putin (Presidente da Rússia) e Donald Trump (Presidente dos Estados Unidos da América).

A inauguração foi conduzida por Joana Rosa Mota, que “vestiu” a pele da personagem “Zé” (taxista das crónicas Táxi-lóve), e Francisco Malhado, que interpretou a personagem “outra senhora”. Ao longo da performance, estas duas personagens trocaram ideias com humor e comédia, sobre a visão de cada um relativamente aos 50 anos da Revolução da Liberdade. Bruno Melo, proprietário da Gate7, empresa de construção tridimensional, foi convidado a intervir e explicou a essência da obra de arte. Logo a seguir, Rui Penetra, presidente do concelho de Administração da Promotorres e Teresa Vicente, Chanceler da Real Confraria de Torres também abordaram os foliões. Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, finalizou os discursos, reforçando o papel da mulher na sociedade e desejou “um carnaval divertido e seguro”. 

Por fim, houve uma homenagem à Dona Celeste, a florista da Revolução do 25 de Abril, onde foram oferecidos cravos ao público, gritando “Viva a Liberdade! Viva o Carnaval de Torres Vedras!”, culminando com a música “Samba da Matrafona” que contou com a presença da autora Susana Félix.

Logo após a contagem decrescente da inauguração, toda a comitiva carnavalesca rumou até ao Pavilhão da Física de Torres Vedras, para darem continuidade à festa denominada por Encontro de Gentes.

A noite foi animada, com o Baile de Carnaval, integrado nas comemorações do centenário da Física de Torres Vedras, que contou com a presença da Banda Baco e, logo a seguir, os DJs Cenoura e Mourão que também não faltou à festa e animou os foliões com as músicas típicas carnavalescas.

O monumento alusivo ao Carnaval 2025 está patente no centro da cidade, na Praça da República, até 5 de março.

A folia já toma conta da cidade de Torres Vedras!

Para mais informações sobre o Carnaval de Torres Vedras, consulte o site oficial em www.carnavaldetorresvedras.pt ou siga as nossas redes sociais.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Empresa Municipal Promotorres. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin, Arena Shopping, Inseparable Gin e Carby. Tem o apoio de: Vimeiro e KPWorld. A rádio oficial: RFM; E o apoio institucional: Turismo de Portugal e Oeste Portugal. A certificação ambiental é: Ecoevento, ValorSul.