Em 2025, o serviço de transportes urbanos “CHITA” em Alcobaça vai alargar as suas rotas, passando a abranger as freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A gratuitidade será mantida com a integração no novo Passe M, que será lançado a 1 de março e cobrirá todos os transportes urbanos nos 12 concelhos da região Oeste. Para aderir ao Passe M, os utentes deverão dirigir-se a um balcão da Rodoviária do Oeste.
Quem não optar pelo Passe M, poderá comprar bilhetes individuais da “CHITA”, no valor de 1,20€. O Passe M oferece também uma opção para Lisboa, com um custo mensal de 40€, uma redução de 50% relativamente ao preço praticado anteriormente.
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, salienta que a integração do “CHITA” no Passe M faz parte de uma estratégia de mobilidade sustentável e que a expansão das rotas foi desenvolvida em colaboração com as Juntas de Freguesia locais.
Lançado em 2014, o CHITA tornou-se gratuito em 2019, tornando Alcobaça na primeira cidade do país com transportes urbanos gratuitos. Em 2022, o serviço deu mais um passo ao incorporar um autocarro 100% elétrico, reforçando o seu compromisso ambiental.