Nos dias 18 e 19 de novembro, Torres Vedras será o palco da conferência internacional “Ação local para o Pacto Ecológico Europeu”, inserida no projeto europeu GoGreen, cofinanciado pelo programa Erasmus+. O evento, organizado pela ASPEA em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, contará com a presença de cerca de 150 participantes de vários países europeus, incluindo Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Chipre, Polónia e Portugal.
A conferência iniciará com uma apresentação artística do Conservatório de Música de Torres Vedras, seguida de uma sessão sobre os resultados do projeto GoGreen e a sua aplicabilidade a nível local. Será ainda abordada a implementação do Pacto Ecológico Europeu, com destaque para os municípios que estão na vanguarda da sustentabilidade. Durante o evento, será realizado um estudo de caso sobre pobreza energética e um painel dedicado ao futuro do Pacto Ecológico Europeu, que culminará na elaboração de um manifesto com propostas políticas.
No segundo dia, os participantes poderão visitar iniciativas locais no Geoparque Oeste, recentemente reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO. Durante a conferência, serão também anunciados os vencedores do Concurso de Boas Práticas, que destaca projetos que aplicam o Pacto Ecológico Europeu a nível local.
O evento conta com o apoio institucional de várias entidades, incluindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Direção-Geral de Educação. As inscrições para o evento encerram a 15 de novembro.