A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Vila Franca de Xira, ontem, dia 12 de junho, detetou seis infrações em fiscalização de descargas de resíduos industriais, no concelho de Vialonga.
No seguimento de várias denúncias encaminhadas para a Linha SOS Ambiente e Território da GNR, sobre a descarga de resíduos industriais em local não autorizado, em Vialonga, os elementos do SEPNA realizaram uma ação de fiscalização junto de várias empresas do local denunciado.
No decorrer da ação de fiscalização, os militares detetaram seis infrações ambientais, em duas das empresas fiscalizadas, sendo o valor total das infrações de 74 000 euros, podendo ainda ascender a 440 000 euros em sede de inquérito.
Foram elaborados dois autos de contraordenação, os quais foram remetidos para a entidade administrativa competente, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).
O SEPNA constitui-se como polícia ambiental, competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o território nacional.