É com profundo pesar que o Estado-Maior-General das Forças Armadas tomou conhecimento do falecimento do General Luís Evangelista Esteves de Araújo, e endereça as mais sentidas condolências a todos os seus familiares e amigos.
O General Luís Araújo que, entre 07 de fevereiro de 2011 e 06 de fevereiro de 2014, assumiu o mais elevado cargo da hierarquia militar como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, afirmou-se sempre pelas suas qualidades de liderança e ímpeto reformador, tendo contribuído de forma ímpar para o desenvolvimento e dignificação das Forças Armadas.
Ao longo da sua carreira foi distinguido com as mais elevadas condecorações, das quais se destacam a Cruz de Guerra de 2.ª Classe, a Grã-cruz da Ordem Militar de Cristo, a Cruz Naval de 2.ª Classe; a Medalha de D. Afonso Henriques de 1.ª Classe, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1.ª Classe e a Medalha de Ouro de Valor Militar (coletiva).
A sua vida e o seu legado justificam um profundo reconhecimento e respeito pela sua memória, e constituem fator de orgulho e coesão para todos os que servem nas Forças Armadas Portuguesas.