Comunicado nº 2 – Depressão BERNARD afeta Madeira e Portugal Continental

The magnificent waves of the stormy ocean captured on a cloudy evening

BERNARD é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão que às 12UTC de dia 21 estava centrada a norte do arquipélago da Madeira, que se desloca gradualmente para leste em direção à região Sul do continente, e à qual está associada uma massa de ar quente, húmido e instável.

A partir do final da tarde do dia 21, na Madeira, a influência da depressão BERNARD far-se-á sentir, principalmente, na intensidade do vento, com rajadas até 100 km/h, que nas terras altas deverão ser até 120 km/h, prevendo-se um enfraquecimento a partir da manhã de dia 22, e na agitação marítima que, durante o mesmo período, será forte com ondas a poderem atingir uma altura significativa de 5 a 7 metros.

No dia 22 às 12UTC, a depressão BERNARD deverá estar centrada em 37N09W, junto à costa Vicentina, com uma pressão de 985 hPa, deslocando-se para nordeste e atravessando a região Sul em direção ao distrito de Portalegre.

Assim, para o continente no dia 22, prevê-se precipitação forte a partir do meio da manhã nas regiões Centro e Sul, sendo mais intensa e persistente a sul do rio Tejo, com possibilidade de ocorrência de trovoada e rajadas de vento até 100 km/h, em particular no Baixo Alentejo e Algarve. Prevê-se ainda, um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve com as ondas a poderem atingir 3 a 4 metros de altura significativa.

Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos AMARELO e LARANJA de rajada, precipitação e agitação marítima para o continente, principalmente para a região Sul, e para o arquipélago da Madeira, que irão ser atualizados ao longo do tempo, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo.

Este comunicado é o último referente a esta situação e apenas será atualizado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: