O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, originando uma circulação de leste, permitindo uma situação meteorológica de tempo quente e seco.
Assim, desde o dia 5, tem-se registado uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, destacando-se alguns locais das regiões Centro e Sul, com valores observados superiores a 40°C.
Até ao dia 9, a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40°C na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, podendo atingir novamente valores superiores a 40°C no interior. No dia 7, é possível que se aproximem dos 45°C no vale do Tejo e no Alto Alentejo.
Durante este período, as noites também deverão ser quentes, com valores de temperatura mínima acima de 20°C em grande parte do território.
A partir do dia 8, prevê-se uma rotação do vento para o quadrante sul, o que resultará numa descida gradual dos valores de temperatura. Essa descida deverá ocorrer inicialmente na região Sul no dia 8, estendendo-se gradualmente ao restante território nos dias 9 e 10. Esta descida de temperatura deverá ser acompanhada de um aumento de nebulosidade, especialmente na faixa costeira.
Devido a esta situação meteorológica, o IPMA emitiu avisos meteorológicos de tempo quente, que poderão ser consultados no link abaixo. Estes avisos serão atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o seu acompanhamento.
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos, consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/